Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Frases e perguntas que só policiais ouvem…

Há 24 anos escuto essa frase:

“Você é tão educada, nem parece ser policial…”

Agora, me digam: quem foi que disse que policial não pode ser educado e gentil?

 Tânia



Enviado pela amiga Suely

http://abordagempolicial.com/2011/02/frases-e-perguntas-que-so-policiais-ouvem/
Autor: Danillo Ferreira
 

É natural que toda profissão carregue consigo uma série de visões preconcebidas e estereótipos. A profissão policial não poderia ser exceção nesse sentido, e também sofre com muitas visões irrefletidas, que chegam até a possuir explicações para sua existência, mas não se justificam quando são generalizadas. Neste post vamos demonstrar e comentar algumas delas, para que o leitor possa entender alguns chavões que temos que desconstruir no dia-a-dia:

“Você já bateu em alguém? Já matou alguém?”

Quase todo o imaginário em torno da profissão policial se relaciona com a prática da violência. Normal: somos os únicos profissionais autorizados pelo Estado a utilizá-la legitimamente. Então, não é raro que as pessoas queiram saber quantos socos, pontapés e tiros são efetuados em nosso serviço. Não imaginam que o uso da força é exceção durante o serviço policial ordinário, e que os policiais geralmente se ocupam mais com prestação de serviços corriqueiros e gerenciamento de pequenas crises, do que com ocorrências de grande vulto – que ocorrem também, mas em menor constância.

“Você é tão educado, nem parece ser policial…”

Algumas ações policiais e um histórico de repressões e arbitrariedades fazem com que as pessoas pensem que os policiais são todos truculentos, grosseiros e incultos. Nos chamados “anos de chumbo”, policiais atuavam na repressão a intelectuais de esquerda, em relação aos quais tinham pouca instrução – até mesmo pelos “métodos” de seleção da época. O resultado é que culturalmente tornou-se espantoso conhecer um policial que seja educado, polido e inteligente.

“Bandido bom é bandido morto. Acho que a polícia tem que bater mais…”

Sob a perspectiva de que as pessoas entendem que o policial, em regra, é truculento, não é raro que em algumas situações elas tentem agradá-lo fazendo apologia à violência policial. Tolos são os policiais que embarcam em tais incentivos, volúveis e irrefletidos, expressando um conservadorismo de momento, que se vira contra o próprio policial a partir do momento que a vítima da arbitrariedade possua algum laço de afeição com o incentivador da violência. Bandido bom é bandido morto quando o “bandido” é desconhecido e distante....

http://abordagempolicial.com/2011/02/frases-e-perguntas-que-so-policiais-ouvem/

SSP RJ - Estado quer adotar delação premiada para os policiais »

Caraca(como se diz na 'Cidade Maravilhosa')!!!!!!
Ohhhhhhhh...seu Beltrame, o senhor não quer dar um 'curso intensivo' aqui em São Paulo, não????

Se bem que, aqui, os 'peixões governamentais' não iriam gostar nadica de nada dessa tal 'delação premiada', já que iriam enlamear seus aquários de cristal Swarovski. 


Em Sampa, a corrupção envolve outras esferas além da instituição policial. Trabalham todos juntos. Integração total.  É uma festa só. União que dá gosto de ver....kkkkkkkkkkkkkkk


Tânia

Nacional

28/02/2011

Rio de Janeiro

Após a mais séria crise na segurança nos seus quatro anos e dois meses de gestão, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, quer dar a volta por cima aplicando mais um golpe na banda podre das polícias do estado. Aproveitando o rescaldo da operação Guilhotina - um esforço integrado da secretaria de Segurança, Polícia Federal e Ministério Público, na qual 46 pessoas foram denunciadas, entre elas 32 policiais civis e militares -, Beltrame anuncia o seu alvo: quebrar a estrutura do crime dentro das polícias. A primeira cartada é o projeto de lei assinado pelo governador Sérgio Cabral, esta semana, criando a delação premiada na esfera administrativa, ou seja, o servidor que denunciar seus cúmplices vai se beneficiar da lei, não sendo demitido.

A proposta pode gerar polêmica, mas Beltrame disse que é uma tentativa inédita para estimular os policiais com desvio de conduta a confessar suas infrações e denunciar as de integrantes de seu grupo. No processo penal, quem colabora com as investigações e confessa o crime pode ter sua pena reduzida com a utilização da delação premiada na esfera criminal. Nos processos administrativos, o servidor que comete desvios de conduta e decide ajudar no curso da investigação, ainda não recebe nenhum tipo de benefício, mesmo que conte os ilícitos de seus colegas. A mensagem do governador deve seguir amanhã para a Assembleia Legislativa.


- O pedido de delação premiada surgiu de uma conversa aqui na secretaria. Uma pessoa que está sendo investigada hoje corre o risco de perder o emprego. Dependendo de cada caso, é claro, ela poderá, deliberadamente, solicitar a delação premiada e, talvez, não perca o emprego, mas parte do salário e de benefícios. São tentativas que a gente tem que fazer para trazer as pessoas para o lado do bem. Se o policial foi indiciado num processo administrativo e quer ajudar, por que não lhe oferecer o benefício? - pergunta o secretário.

Indignação com desvios de conduta


Na opinião de Beltrame, embora o benefício se estenda a todos os servidores, a medida foi pensada e cai como uma luva para os policiais com desvios de conduta. No momento, o que o secretário mais quer é fortalecer as corregedorias internas das polícias Civil e Militar criando mecanismos que auxiliem nas investigações. O secretário não esconde a indignação quando lembra o diálogo entre policiais que estavam sendo monitorados pela PF, por meio de escutas autorizadas pela Justiça, que definem a operação do Complexo de Alemão como um garimpo de Serra Pelada.


- Foi muito difícil estar trabalhando para consolidar a paz no Alemão e receber informações de desvios de conduta de alguns policiais. Optei pela pacificação dos complexos da Penha e do Alemão primeiro. Pensei: as informações sobre os desvios de conduta estão sendo armazenadas e investigadas, lá na frente, com certeza, a gente vai pegar eles - lembrou.



A parte jurídica da mensagem que chega amanhã à Alerj foi elaborada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Régis Fichtner. Ele explica que, pelo projeto de lei, o servidor público indiciado num processo administrativo disciplinar e que quiser colaborar pode ganhar uma punição menos grave. Se ele apresentar novos cúmplices ou provas relevantes ganha o benefício...


Continue lendo:
http://fenapef.org.br/fenapef/noticia/index/32204

Policiais civis protestam em São Paulo contra abuso à escrivã



Agradeço a manifestação ocorrida na última sexta-feira em protesto ao ocorrido com a ex-escrivã que foi humilhada e torturada nas dependências do 25º DP.
Acredito que, com insistência e perseverança, um dia a PC paulista percebará o quão é importante sair para a luta, por meio de manifestações como a que o Sindicato dos Escrivães do Estado de São Paulo, mesmo com um pequeno número de participantes,   protagonizou.


Tânia - escripol em SP



https://sindicatodosescribas.wordpress.com/2011/02/25/ato-publico-balanco/


Policiais civis protestam em São Paulo contra abuso à escrivã

Policiais civis protestaram nesta sexta-feira contra a revista forçada de uma escrivã dentro de uma delegacia de São Paulo. Acusada de receber propina, ela foi despida à força por homens da Corregedoria
https://sindicatodosescribas.wordpress.com/2011/02/25/ato-publico-balanco/

ATO PÚBLICO : BALANÇO

Posted: fevereiro 25, 2011 by sindicatodosescribas in Uncategorized
Prezados colegas,
    O Sindicato dos Escrivães de Polícia do Estado de São Paulo ( SEPESP) realizou nesta sexta feira (25/02) ato público em repúdio aos obscuros acontecimentos ocorridos no 25 DP contra a ex-escrivã.
    O evento iniciou-se por volta das 12:30hs e contou com a participação de outras entidades de classe, cujas lideranças fizeram uso do microfone, condenando os atos praticado pelos delegados da corregedoria . Todas as entidades foram unânimes no discurso  e exigiram rigorosa apuração dos fatos, e , comprovada a ilegalidade da ação, a imediata exoneração dos envolvidos.    
   O presidente do Sindicato dos Escrivães , ressaltou ainda, a necessidade de mudanças e valorização da carreira do Escrivão de Polícia,  o qual vem sendo explorado e submetido a uma sobrecarga de trabalho e realizando tarefas fora da sua competência.
     Após a concentração na Praça da Sé, seguimos para o Gabinete do Secretário , onde novamente as lideranças demostraram sua indignação e exigiram providência. 
     Apesar da baixa adesão, o evento teve uma repercusão midiática, com a presença de diversas emissoras de televisão.
      Não quero tecer considerações sociológicas para tentar explicar o ausência dos escrivães na passeata, mas acredito que o não envolvimento da classe esteja de alguma forma relacionada a inexistência, até então, de uma representatividade sindical capaz de mobilizar a categoria, promovendo um processo de conscientização. (grifo meu, TÂnia)
     O Sindicato dos Escrivães pretende   mobilizar a classe por meio de assembléias, encontros e visitas nas unidades, pois somente desta forma, isto é, ouvindo as bases,  poderemos elaborar estratégias de ação .
      Gostaria de aproveitar o espaço e agradecer o colega Rozim, assistente de nosso sindicato, cujo empenho e dedicação possibilitou a realização e o sucesso da manifestação.


Abraços


Heber

SOS FAUNA pede socorro

Caríssimos, quem puder, por favor, colabore.

Tânia



Caros,

Sexta feira da semana passada fizemos este pedido/apelo no sentido de obter, qualquer que fosse o auxílio, para as aves apreendidas em Belo Jardim – PE, DUZENTOS E SESSENTA PSITACÍDEOS (papagaios-verdadeiros, periquitos-da-caatinga, periquitos-de-testa-azul, periquitão-maracanã e dois tucanos-toco). Obtivemos auxílio, até agora, de duas pessoas e uma instituição norte americana, são eles:

·         R$ 2.000,00: World Parrot Trust
·         R$   200,00:  Silvia XXXX XXXXX
·         R$   500,00: Ângela XXXX XXXx

E nada mais.

Sabemos que existem ao nosso lado algumas pessoas que sempre estão fazendo algo, e também sabemos que quando podem, colaboram, mas gostaríamos de enfatizar o apelo àqueles que acompanham nosso trabalho no dia a dia, lembrar que tudo isso não é realizado “somente” pelas aves, mas por nós mesmos, pois VIDA SILVESTRE, embora muitos não saibam disso, tem a ver com a espécie humana, se eles vão bem, sejam aves, mamíferos, répteis ou flora, nós vamos bem, se eles vão mal, nós vamos mal, simples de entender mas muito difícil de ser compreendido!!!

NOSSO LIMITE PARA ENVIAR ESTES MATERIAIS À RECIFE É NA PRÓXIMA QUINTA FEIRA (03 MARÇO 2011), PORTANTO PRECISAMOS CORRER, POR FAVOR, DIVULGUEM O E-MAIL, E SE PUDEREM, COLABOREM, NEM MESMO QUE SEJA COM UM PACOTE DE PAPA OU MESMO UMA CAIXA DE LUVAS DE PROCEDIMENTO


Lembramos que, entre os itens que necessitamos e o envio deste material ao Pernambuco, necessitaremos de no mínimo R$ 4,5 mil, portanto, mais uma vez enfatizamos nosso pedido!!!

Obrigado.

Marcelo Pavlenco Rocha – SOS Fauna

http://sosfauna.braslink.com/indexatual.htm

SOS FAUNA
Caixa Postal 063 - Shangrilá- CEP 06951-997 - Juquitiba - SP - Brasil
Telefone: 11 9722 1233 e 11 8323 7449
E-Mail: sosfauna@sosfauna.org

Abençoada seja a 2ª Câmara do Tribunal de Justiça do Maranhão

 Ahhhhhh, se em São Paulo os Tribunais tivessem essa postura!

Aqui, o dinheiro do contribuinte é jogado no esgoto diariamente.

Tânia


Ex-secretário de Saúde de Timon tem de devolver quase 2 milhões ao erário

TJ-MA - 15/2/2011


A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão manteve a condenação contra Francisco da Costa Gomes Filho, ex-secretário de saúde de Timon, para perda da função pública que esteja exercendo; ressarcimento ao Município de R$ 1,7 milhão; multa civil em 10% desse valor; suspensão dos direitos políticos durante seis anos e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos por cinco anos.

O ex-gestor foi condenado pelo juiz da 4ª Vara de Timon, Simeão Pereira e Silva, em ação civil pública por ato de improbidade administrativa, ajuizada pelo Ministério Público Estadual, que informou irregularidades e desaprovação das contas referentes ao exercício financeiro de 2003. O Tribunal de Contas do Estado constatou a não realização de licitação em 67 processos de contratação de bens e produtos adquiridos e serviços prestados sem as observâncias legais.

Segundo o relator do processo, desembargador Marcelo Carvalho, a defesa do ex-secretário alegou que não houve intenção de fraudar o poder público e que os recursos foram aplicados de forma legal, sem desvio ou superfaturamento.

Rejeitando as alegações, o relator observou que nenhum dos contratos celebrados pelo gestor respeitou os dispositivos da Lei de Licitações, ao contratar diretamente com inúmeras empresas sem prévias licitações, que não poderiam ser dispensadas, totalizando R$ 1.735.488,23, fatos que caracterizam ato de improbidade e ofensa a princípios como legalidade, moralidade e eficiência.

O voto mantendo a condenação foi de acordo com parecer da Procuradoria Geral de Justiça e foi seguido pelos desembargadores Raimundo Cutrim e Raimundo Nonato Sousa (substituto).

Juliana Mendes
Assessoria de Comunicação do TJMA