Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Blogueiro pode ser considerado jornalista?!


Argumentando sobre o texto abaixo, acredito, sinceramente, que o sentido em frequentar uma faculdade de jornalismo perdeu-se desde o momento em que criou-se o curso. Percebe-se nitidamente que isto aconteceu somente para encher o bolso da maioria dessas instituições de ensino. Uma pós-graduação, uma especialização, ou até mesmo um curso sequencial voltado para essa área, seria mais do que suficiente.
Atualmente, o discente de jornalismo estuda tudo e nada sabe. É um generalista que mal sabe escrever. Pois a qualidade desses cursos e preocupação em proporcionar uma capacitação de qualidade pouco existe por parte das instituições acadêmicas. São poucas as que se preocupam, verdadeiramente, com a excelência na qualificação desse público. Ao saírem desses cursos, sua grande maioria, continua do mesmo jeito que entrou, sem conteúdo.  Infelizmente, são jovens que, muitas vezes, sonham em se tornar âncora de algum meio de comunicação, mas que ao caírem no mercado de trabalho,
logo perdem a ilusão deparando-se com a realidade nua e crua: não há espaço para tantos jornalistas formados, num número monstruoso,  por faculdades que, claramente, criou a cadeira apenas visando o lucro imediato às custas do 'investimento' dessas pessoas. 
Trabalhando em assessoria de imprensa por cerca de 10 anos, vi grande número de jovens, depois de formados, seguirem para outras áreas como administrativas, telemarketing, vendas, eventos, etc. Muitos, ao se darem conta de que para conseguir uma boa colocação nesse setor depende quase que exclusivamente de sorte ou de 'Q.I' (quem indica), partiram para uma outra formação acadêmica.
Embora outros setores profissionais, que exigem conhecimentos altamente técnicos para sua execução, também estejam saturados,  o jornalismo é o mais prejudicado entre eles, pois para ser um profissional da área basta você dominar bem um segmento, seja ele cultural, intelectual, econômico, político, esportivo, enfim, basta  ter curiosidade, embasamento teórico e, por vezes prático em alguma área.  Isso é o necessário para se tornar um jornalista, haja vista centenas de exemplos de excelentes profissionais que até hoje trabalham na mídia, em setores privados ou públicos de comunicação, os quais nunca  frequentaram o curso em questão. Agora, conhecimento técnico em formatação de texto, apuração de dados e ética jornalística, qualquer um poderia fazer num rápido cursinho de um mês ou pouco mais.
Assim, por uma questão de lógica e razoabilidade, um bom e comprometido  historiador, engenheiro, geógrafo, ou seja, um profissional de qualquer carreira, blogueiro ou não, pode, sim, ser um jornalista mesmo sem ter essa formação acadêmica.

Tânia 




http://artedadialetica.blogspot.com/2008/11/afinal-blogueiro-pode-ser-considerado.html

Afinal, blogueiro pode ser considerado jornalista?!

Vemos muitos blogueiros em atividade hoje em dia. Alguns com formação profissional, como os jornalistas que buscam por meio dos blogs a difusão de informação rápida e mais liberdade editorial, e outros sem formação que possuem a curiosidade e a disposição suficientes para ir atrás da notícia e atualizar seus leitores cativos.
A questão discutida é a seguinte: será que blogueiro pode ser considerado jornalista? Bom, primeiro teríamos que analisar a profissão. Jornalista é o profissional que coleta a notícia, apura e informa a população. Este precisa de estar 4 anos em uma universidade para se preparar para a área. Porém há pessoas que aprendem a especialidade na raça. Muitos desses, são os blogueiros, frisando os sérios, compromissados com a notícia, com a verdade dos fatos, mediante a uma apuração. Porém vemos diversos tipos de blogueiros atualmente.
A dialética aqui não deveria ser se blogueiro é ou não jornalista. Se partirmos da premissa que jornalista é o PROFISSIONAL da comunicação, blogueiro sem formação acadêmica não é. Agora se o conceito de jornalista for qualquer pessoa que consiga informar, independente dos meios, não haveria mais necessidade da existência das faculdades de jornalismo.
As estações não podem se misturar. Jornalista pode ser blogueiro, mas blogueiro, sem formação acadêmica, não pode ser considerado jornalista. Senão que sentido haveria em estar 4 anos frequentando uma faculdade?!
Obviamente não significa que a comunicação está somente nas mãos dos jornalistas. E também não quer dizer que quem não tem formação nessa área não seja capaz de informar as pessoas, pois tudo acaba sendo no fim das contas uma questão de competência. Porém vemos muitos psedo-comunicadores, que acham que já podem ser entitulados "jornalistas" por tempo de publicação - estas, que às vezes não trazem nada de informativo ou de interesse público.
Temos de convir que há vários estudantes que saem da universidade depois de 4 anos e não possuem a mesma destreza que outros que trabalham na área, sem estar oficialmente profissionalizado. Mas procuramos partir do pressuposto que depois de passar pela vida acadêmica, que se esteja teoricamente mais preparado.
Enfim... é preciso que a resposabilidade com a informação e o tempo dedicado aos estudos no campo do jornalismo seja mais valorizado. Senão será fácil não mais fazer investimentos numa profissão que qualquer um pode receber o direito ao título.