Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Alessa e os pianos da cidade...

Gente, achei a Alessa fabulosa. A trouxe para cá a fim de que vocês a conheçam e admirem platonicamente assim como eu.

http://alessamusic.com/tag/pompeia/

Piano nº 7 – Piano de Jangada

O Kemble do Hospital São Camilo.
O Kemble do Hospital São Camilo.
Os hospitais são lugares que vamos quando algo em nosso corpo sai fora do normal. As vezes é uma dor ruim, dor de cabeça, corte no pé, dor de barriga, febre, acidentes. As vezes não tem nada a ver isso,  pode ser bom como é o nascimento de alguém, a notícia de uma cura. Mas, em resumo, o objetivo do hospital é que ao sair nosso corpo esteja bem.
E quando não tem a ver com corpo? Dentro do nosso corpo parasitam tantos mistérios. E quando temos que curar dores de outra ordem? Dor de cotovelo, dor de corno, paixonite, ataques de riso…Será que é por isso que aparentemente todo hospital possui um piano? Como se a música fosse um remédio das coisas de dentro?
Acredito que este blog encontrou seu primeiro grande mistério. Quase todos hospitais têm um piano. Por que? Quem começou esta moda? Já sabemos que a música acalma, mas será que é só isso? Fui infectada pelo vírus da curiosidade.
É a curiosidade a molécula da ciência e é nela que toda a medicina se apoia. Mas e para coisas além da ciência, como a fé? Quem explica? Não é no mínimo curioso que a maioria dos hospitais tenham nome de santos? O nosso endereço de hoje é o Hospital São Camilo, que fica na avenida Pompéia.
A Pompéia é um bairro muito querido em meu coração, berço do rock paulistano com os Mutantes, consegue manter ainda uma cara industrial antiga, com os armazéns da antiga Companhia Urbana e Predial do empreendedor Rodolpho Miranda que batizou o bairro inteiro com o sobrenome de sua esposa Aretusa Pompéia. Este sofria de paixonite aguda, meu nome é estranho, mas Aretusa…devia ser muito bela. Foi neste bairro que comecei a tocar piano, onde até hoje me dirijo todas as quartas-feiras para ter aula com minha mestra Silvia Góes. Bairro de imigrantes que vinham atrás dos empregos nas fábricas. E seu crescimento tem muito a ver com a chegada dos padres Camilianos na região em 1935 quando ainda era apenas uma clínica, Policlínica São Camilo, para em 1960, depois de 16 anos de contrução ser inaugurado o Hospital São Camilo.
Conta a história que Camilo de Lellis foi militar, dado à joguatina e só se metia em confusão, perdia tudo que tinha e se enveredava pelos prazeres mundanos. Ele carregou a dor de uma úlcera no pé durante toda sua vida. Tinha perdido todo seu dinheiro, apostado até a camisa do corpo, quando foi parar num hospital, e desta experiência foi arrebatado pela fé, se tornando voluntário e ajudando os enfermos.  Foi o fundador dos Camilianos, ordem religiosa que se dedica aos doentes. E parece que no dia de sua morte, por milagre a úlcera do pé estava curada. Os Camilianos vindos da Itália chegaram ao Brasil no final de junho de 1922, passaram por Mariana, em Minas Gerais, e pelo Rio, até se instalarem definitivamente em São Paulo.
Na arquitetura do hospital ainda permanece sua primeira estrutura antiga, além de uma outra mais moderna inaugurada em 2005. A mesma data em que nosso piano foi parar lá. Ele foi comprado de um misterioso restaurador na zona leste, escolhido literalmente a dedo pela arquiteta que trabalhava nas obras e que também sofria de paixonite pianística.  Está no saguão e é de livre uso para todos, mas geralmente são os pacientes que se consultam com o “doutor Kemble”.
O piano é um meia cauda de uma madeira castanha muito bonita, tem o som ótimo e está em plena afinação. É da marca inglesa Kemble, que é relativamente nova, fundada em 1911. Como ele veio parar no Brasil? Mistério.
Curiosidade e mistério, ciência e fé, parece que neste piano tocam a mesma tecla. Sempre fui mais do lado da curiosidade e da ciência do que do mistério e da fé, mas acho que vou ter que viver com os pequenos mistérios que irei encontrar neste blog. Por que todos os hospitais tem piano? Como o piano inglês foi parar no hospital dos padres italianos que vieram para o Brasil? Quem era o restaurador de piano da zona leste? Será que achá-lo irá me deixar mais perto da trajetória do Kemble? Por que a música cura dores que não aparecem em nenhum exame, mas que são tão presentes que até nos fazem sentir sintomas físicos? Por que toda vez que eu faço este blog, eu tenho a sensação que não estou encontrando só pianos, mas a mim mesma?
Só de birra, de não poder responder estas questões, vou espalhar mais um mistério por ai. Cantei a canção Dora do Dorival Caymmi, que entendia os mistérios do mar e os aceitava com a sabedoria de um monge. E não vou contar porque escolhi esta canção…será o meu jeito de retribuir todas as perguntas sem respostas que encontrei com este piano.
Beijos de Monalisa para vocês e até o próximo piano!
Alessa
14/05/2012
video: Agustin N.Oroz
ps1: Este vai em especial a minha mãe e minhas avós pelo dia das Mães.
Ps2: Será que o piano inglês que fica no hospital dos padres italianos no Brasil, veio de jangada e atracou na Bahia do Caymmi??? Nossa…não vou conseguir dormir pensando nesta imagem…

http://www.youtube.com/watch?v=kWkiLVfQqwM


Alessa, a Cidade e os Pianos - Hospital São Camilo - Dora - ed.7