Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de março de 2011

Lula, aqui, para governador em 2014

Eu quero LULA aqui em 2014.

Tânia - escripol em SP

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-disputa-pelo-governo-de-sp-em-2014

A disputa pelo governo de SP em 2014


Por Gunter Zibell - SP
Sobre Estado de São Paulo e governador em 2014.
É muito pouco comentado que em uma pesquisa de mar/2009 (quando ainda havia chances teóricas de 2a. reeleição e ANTES do sucesso da politica anticíclica na economia) que Lula receberia no estado de SP quase o dobro dos votos de Serra.
Também não se explora muito o fato que o PT elegeu mais deputados federais,  e o mesmo número de deputados estaduais, que o PSDB, em SP.
É sempre cômodo atribuir-se os insucessos do PT ao governo do estado a um conservadorismo paulista (que não é bem assim, tanto que se sancionou um governo que aumentou muito a arrecadação estadual e prometeu obras, portanto "mais Estado"), ou aos preconceitos dos paulistas em relação a Lula (que também não são assim, como o resultado de tal pesquisa acima e todas as pesquisas de popularidade mostram.)
Também se atribuiu a um domínio do PSDB na política estadual, que não é tudo isso, como as regiões Oeste, Campinas e RMSP mostraram com o apoio a Dilma no 2º turno.
Aqui houve muito o voto Dilma + Alckmin. E uma mulher, do PT/PDT, de outros estados (MG/RS) ter recebido 45% dos votos no estado de SP não corrobora a hipótese do "paulicentrismo tucano". O celebrado Lula, de base paulista e coisa e tal não havia recebido muito mais que isso em 2010.
O que talvez esteja faltando em São Paulo para uma eventual alternância de poder sejam nomes. Os nomes populares, mais que "ideologias" populares, que são Alckmin e Serra, estão no PSDB. Mas são sempre estes mesmos dois, alternando-se nas campanhas a prefeito de capital, governador e presidente desde o falecimento de Covas.
Experimente o PSDB de SP lançar um desconhecido como candidato para ver como se erode sua base de apoio. Alckmin não pode deixar de ser o candidato em 2014 à reeleição, a menos que Serra aceite ser candidato a governador nesse ano. O risco de não fazer governador será grande (do mesmo modo que não é todo ano que elegem senador, em 2010 foram favorecidos pela retirada de Tuma e Quércia do páreo.)
E assim será até que esses dois nomes se aposentem.

3 comentários:

  1. eu também quero LULA GOVERNADOR DE SP 2014!!!

    ResponderExcluir
  2. É isso Chiko. Vamos começar a CAMPANHA.
    "Em 2014, LULA para governador"

    ResponderExcluir
  3. Crianças,

    Eu não acho que o Lula mereça,ele tem uma linda história de vida;se vier para cá será derrotado no interior,o interior é ultra-conservador,ignorante e esnobe.Nunca votariam nele.
    Que tal a campanha,Qualquer um menos PSDB e aliados? Eu voto contra esse Psdb, sempre,voto até no sr zé ninguém da esquina, mas neles nunca.

    ResponderExcluir