Ontem, 19 de maio, participei de uma aula aberta sobre a 'Festa do Divino'. Uma aula divinamente linda. Nunca imaginei que uma festa folclórica, dentro de seu contexto, daria margem para discutirmos arquétipos, mitos e ritos. Falarmos sobre Jung e Joseph Campbell, entre outros. Foi uma aula enriquecedora. Saí de lá com muito mais conteúdo do que quando cheguei. E olha que foi apenas um resumo do que será apresentado no evento "História da Arte, Arquitetura e Cultura Brasileira: A Festa do Divino em Paraty". Imaginem como será a aula in loco!
Tânia
27 de Maio História da Arte, Arquitetura e Cultura Brasileira: A Festa do Divino em Paraty
DATA: 25, 26 e 27 de maio de 2012 ... Uma aula sobre história da arte, arquitetura e cultura in loco, ou seja, em uma das mais belas paisagens e conjuntos arquitetônicos do Brasil Colonial: Paraty.
Nesta viagem, faremos uma visita à uma comunidade quilombola da região.
Conteúdo: a) História de Paraty, História do Barroco, a arquitetura colonial litorânea, a influência medieval cristã, as influências indígenas e africanas. b) A Festa do Divino: orígens, simbologia e significado. Memória e futuro: A visão antropológica de Darcy Ribeiro. A interpretação psicológica de Carl Gustav Jung. (aula apostilada).
Nesta viagem, faremos uma visita à uma comunidade quilombola da região.
INSCRIÇÕES e/ou RESERVAS devem ser efetuadas o quanto antes.
Gente, após hibernar durante um longo inverno, estou de volta. Na verdade, esse afastamento foi providencial. Limpei os armários e as gavetas de minha vida. Acho que estou pronta para recomeçar. Tentarei, a partir de amanhã, pelo menos duas vezes por semana, publicar uma nota, alguma matéria interessante que tenha lido, uma dica de beleza, literatura, música, lazer, entre outros temas que seja útil a vocês. E, também, indicarei alguns Blogs bacanas, os quais tive prazer de acompanhar. Para reiniciar minha jornada deixo, como presente, um vídeo muito interessante. É um documentário sobre Carl Gustav Jung. Aproveitem. Um longo e apertado abraço.